Nós dois e ela

08/04/2015



Foto: Tumblr

Toda garota merece ter um melhor amigo, tanto quanto a amiga confidente. O legal de ter amigos homens é poder ter aqueles papos que às vezes não se pode ter com as outras garotas. Ele sabe de coisas que as suas amigas às vezes não respondem com certeza, te dão conselhos e te protegem, fora as brincadeiras malucas.

Quem tem melhor amigo de verdade sabe o quanto é gostoso desfrutar desse sentimento terno que é amizade com alguém tão igual e diferente ao mesmo tempo. Alguém que tem força pra carregar você, mas que chora ao te ver chorar.

O sentimento da amizade é um dos sentimentos mais surreais que existem, no meu ponto de vista. Olha que maravilhoso é você encontrar alguém que tenha gostos, pensamentos, histórias parecidas ou não com as suas, poder compartilhar isso, amar, se sentir querido e querer bem. Você conta e a pessoa não lhe aponta o dedo, não lhe julga, nem lhe intimida. São coisas que nem sempre temos dentro de casa. Uma vez li que os amigos são a família que Deus nos permite escolher.

Estou certa de que ser a namorada de um cara que tem melhor amiga não é a tarefa mais fácil do mundo, rola uns ciúmes aqui e ali de vez em quando, ou em sempre. Mas o que eu sei que não rola mesmo nesse relacionamento a três, é o afastamento de ambas as partes. Refiro-me ao típico caso do melhor amigo incrível que se afasta de você pra manter o relacionamento. Já estive dos dois lados da moeda e vou lhes dizer em três perspectivas, temos que saber respeitar espaços.

A namorada pra você é uma desconhecida e partir desse momento ela vai decidir coisas importantes entre vocês, isso a princípio pode chatear, algumas vezes até bate o ciúme, mas o que não vale é querer tombar o relacionamento deles, afinal é o seu amigo. O lado bom da nova namorada do seu amigo é que você pode conquistar também uma nova amiga, conhecer ambas as partes do relacionamento e saber aconselhar quando for necessário. Sem contar o colo em dose dupla que você terá. Que foi o que aconteceu comigo, meu ex-namorado não tinha uma melhor amiga, tinha cinco! E conhecer essas meninas foi muito importante pra mim. Coisas em comum, gostos opostos, ideologias, experiências, trocamos de tudo. Foi instantâneo!
Eu as amo e com poucos meses já não eram mais “as amigas do meu namorado”, eram minhas também, que por muitas vezes ficaram do meu lado quando o assunto era desentendimento.

Em alguns casos acontece de a namorada nem se quer tentar te conhecer, existe dessas coisas de a pessoa olhar uma outra e dizer que não gosta porque simplesmente não gosta. Coisa feia essa, por sinal. Porque ser amiga dos amigos é fundamental. Se você é a namorada, vou lhe dizer, esse relacionamento não depende somente de você. Se o seu namorado já tinha uma amizade antes de você chegar, procure conhecer, pois se você atualmente assume o posto de namorada, provavelmente essa amizade tem algo a ver com isso e você não tem o direito de afastar ninguém que também queira bem a pessoa que você diz amar, sim? Eu já fui a namorada e comprovo que cultivar e manter amizade pelas amizades é a segunda coisa mais saudável para um relacionamento. Pois se você for amiga também, provavelmente terá apoio quando precisar. Se caso se sentir desrespeitada, sente-se e converse. Namorar é como ter um amigo que você pode beijar e se o seu namorado quisesse beijar a amiga, já teria o feito. O respeito tem que vir de todas as partes, do seu para com a amizade, do da amizade para com o relacionamento e do rapaz para com as duas (você e a amiga).

Eu não posso falar profundamente sobre os rapazes, porque obviamente sou uma garota, mas uma dica pra você que se sente a corda de um cabo de guerra: estabeleça limites. Antes de fazer a apresentação física, comente sobre uma para a outra, pra isso você não precisa de muito, basta comentar que ela é sua melhor amiga sem elogiar demais, porque é neste momento que irá criar a primeira imagem pra sua namorada, isso vai lhe poupar ou lhe causar dores de cabeça. Cuidado. Faça com que sua amiga seja naturalmente receptiva. Tente encontrar na sua namorada coisas em comum que possam agradar sua amiga e vice-versa, comente de uma para outra e deixe com que façam o resto. Jamais permita crises de agressões verbais ou físicas, estabelecer os limites entre as duas pontas é o seu dever. Manter um triângulo saudável entre namorada/você/amiga é a princípio um dever seu e você tem que delimitar a cada uma o espaço que lhe cabe.

Supondo que o seu amigo esteja louco de paixão e você o ama tanto que é capaz de ceder espaço a ela só pra não perder a estima dele, eu concordo, propor um pouco mais de espaço ao casal é válido, mas o que eu discordo é a falta de limite desse espaço que no fim acaba causando o rompimento da amizade. Sou completamente contra o rapaz se afastar da(s) amiga(s) que já tinha por causa de uma namorada nova. Se você é a amiga e está passando ou já passou por isso acredito que o sentimento de revolta e mágoa seja o mesmo que eu senti quando passei. Mas aconselho que você seja o mais receptiva e acolhedora que puder. O que não rola é forçar. E se a garota quiser manter o relacionamento tanto quanto você quer manter a amizade, provavelmente dará certo e muita coisa boa virá daí.

Eu já fui trocada por namorada, já fui deixada de lado e já fui desconsiderada também. Tudo isso machucou muito, mas como falei, amigos são família e irmãos brigam, não brigam? Com amigos não é lá muito diferente. Se você está grudado ao seu irmão por um laço sanguíneo, amigos estão entrelaçados por um nó fortemente fraterno que é bem difícil desmanchar. Ainda supondo que o seu amigo está namorando e se afasta por esse motivo, você deve deixar que vá e se preparar para estar de braços abertos pra quando ele voltar, pois ele pode voltar ou não com o coração partido. Paixão cega e às vezes nos faz ver de maneira distorcida a realidade. Não só cega como surda também, ele nem sempre vai lhe ouvir e berrar vai trazer apenas desentendimentos, deixe que ele caminhe sozinho, sua tarefa de amiga nesse momento é apenas estar lá quando ele tropeçar. Lembre-se de que ele supostamente está cego e surdo.

Amigos onde quer que estejam, acompanhados de quem estejam, serão amigos. Saber acolhê-los de volta é tão importante quanto conquistá-los. Não vire as costas, não dê de ombros, pois esse é um daqueles momentos da vida que foram feitos pra demonstrar a verdadeira amizade. Abraço bom é aquele que mata a saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL