Mode on

30/11/2015



Coração sem inteligência é um perigo. Inteligência sem coração é um desastre.¹
Quantas vezes já não passamos por decepções em que quase chegamos ao ponto de desacreditar em tudo? Ao longo da minha vida conheci pessoas que me disseram que deixariam de se envolver emocionalmente simplesmente porque já se magoaram com outras pessoas. Descontando em quem vem depois o pecado que alguém cometeu antes. 

De fato, o coração é terno e às vezes meio burro, mas ele não faz por mal. Quando desligamos nossas emoções estamos negando à outra pessoa algo que talvez ela nunca tenha tido e estamos roubando de nós mesmos a oportunidade de sermos amados pelo que realmente somos.

Imagine só se todas as pessoas na terra agissem somente com a razão. Pra você parece justo fazer mal à alguém que te fez mal? Sim, é racionalmente justo agir dessa forma. Mas sabe por que algumas pessoas não o fazem? Porque quando não revidamos, não agimos mal, quando damos o perdão ao invés de vingança mostramos que dentro de nós é um universo diferente, que não há espaço para sentimentos ruins. Quando nos damos uma chance e agimos assim, aprendemos a viver de uma forma melhor.  

Todas as pessoas que se deram bem na vida pensaram bem antes de agir e puseram o coração em tudo o que fizeram. E saiba que qualquer atitude que você tenha diante do mundo, ele te dará uma resposta de volta. 

O coração e a mente necessitam um do outro, precisam estar alinhados, pois juntos se beneficiam. Precisamos de nossas emoções para não sermos racionais demais, senão cometeremos erros. Da mesma forma que precisamos da nossa razão, para que não nos deixemos levar por quem não se deixa sentir e faz mal às outras pessoas.  E acredite, nos dias de hoje ainda existem pessoas que acham que amor ao próximo é utopia. Mas digo, se você der uma chance verá que ele está mais presente que o ar que você respira. 

Esse texto é só para te dizer que razão e emoção são coisas paralelas. Há uma linha tênue pela qual você pode seguir. A partir do momento em que você souber combinar essas duas coisas verá que tudo vai dar certo.





¹citação: O Valor das Pequenas Coisas, autor: Roque Schneider
 


Um comentário:

  1. Amei seu texto pois sempre fui uma pessoa muito racional, dificilmente ajo pela emoção, mas as poucas situações que eu deixei me levar pelo meu coração, deram super certos! Gostei muito da forma que você abordou sobre esse equilíbrio. Continue escrevendo. beijos
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL