Manual de responsabilidade para preguiçosos que odeiam monotonia

19/01/2016



Eu vim compartilhar aqui com vocês um probleminha pessoal que eu tenho, a preguiça. 
 
Não a preguiça propriamente dita, é mais um cansaço mental das coisas, não me referindo somente a estudo, trabalho e obrigações de gente adulta. Preguiça de ver série, de ligar o computador, de escrever, de ler, de visitar pessoas... é uma coisa que eu venho sentido há algum tempo e tem me incomodado muito porque eu detesto monotonia. Não ter nada pra fazer, não ter gente pra ver, lugar pra ir, ociosidade me deixa realmente desesperada. O que parece não fazer sentido a contradição.  E por esse motivo, cá estou eu novamente trazendo receitinhas da vida pra vocês realizarem junto comigo. 

Criei esse blog com o intuito de encontrar e conhecer pessoas que curtiam e sentiam as mesmas coisas que eu, então não é possível que somente eu sinta o problema que acabei de citar. Mas se ficou difícil de entender, a tirinha abaixo fala por si só e sintetiza muito bem o que eu tô querendo dizer.


Eis que sou uma pessoa muito pensativa, minha mente não para um segundo se quer quando estou acordada – isso quando não me vem algum pensamento importante no meio do meu sono e eu acordo – e para os meus problemas sempre tenho respostas. Acontece que eu estava com dificuldades de organizá-las, mas finalmente consegui. Então resolvi criar este “manual” para guiar pessoinhas que se sentem como eu e ensiná-las a se livrar de uma vez desse incomodo constante.   
      

   
Faça toda sua rotina, mas em horários diferentes
Sabe quando você até gosta do que faz, de ir pra escola, do emprego que tem, de estudar para aquela disciplina, mas já tá cansada(o) de ter que fazer isso todos os dias, que só de pensar que vai ter que repetir no dia seguinte já bate um desgaste mental? É isso. Você não precisa falhar com suas obrigações, apenas administra-las com uma abordagem diferente. Às vezes dá uma preguicinha até de sentar frente ao computador, por exemplo, mas preciso fazer. Então se costumo escrever de manhã e não tô afim de fazer isso, beleza, adianto o que ia fazer de tarde, inverto os papeis e deixo para escrever depois. Faça isso sempre que achar necessário e vai ver que se cansará bem menos da sua rotina.




Faça coisas que você não está habituada(o) a fazer
Comece um curso que você tem vontade, academia, ir à biblioteca, fazer caminhada. Algo que você sinta vontade de fazer, mas que nunca dedicou seu tempo para aprender ou conhecer. Eu por exemplo, comecei a fazer aulas de ballet. 


Fique pelo menos duas horas longe da internet no seu dia
Eu agora vou abrir meu coração e definitivamente me declaro uma viciada em internet. Twitter, Instagram, Facebook, We Heart It, Lookbook, Pinterest, Snapchat, todas as redes sociais possíveis, eu provavelmente tenho e o meu uso aumentou muito mais desde que criei o blog, na verdade, é quase que noventa por cento dedicado ou relacionado ao blog. Isso me faz ficar tempo demais conectada, acabo deixando de dar atenção às outras coisas e pessoas que são muito importantes pra mim e por incrível que pareça o whatsapp não me uniu mais à ninguém, muito pelo contrário, já até fiquei semanas sem encontrar alguns amigos e isso é ruim. Tudo que é em exagero maltrata, por isso decidi organizar meu tempo. Tudo bem que eu mexa no celular contanto que eu já tenha feito o que tinha de fazer e não deixado passar uma brisa, uma gentileza, um bom dia, uma pessoa e sua história diferente. Aproveitando a vida devidamente como ela merece. 



Durma cedo
Não há coisa melhor pra saúde do corpo que um sono saudável. Não fique a noite inteira procrastinando deitada no sofá frente à TV assistindo nada, ou no celular e até mesmo no netflix (mesmo sendo muito bom). Quando não tiver mais obrigações, durma mais cedo, assim você (que precisa levantar cedo) pode aproveitar essa delicia que é dormir um pouco mais, acordar bem e ter um dia bom.



Anote suas obrigações
Pessoas que tem o dom da “fácil distração” – como eu – necessitam ter sempre um papelzinho no bolso com algumas necessidades diárias anotadas, porque meus caros, a gente esquece e muito. Afinal, estamos ocupados demais pensando e fazendo vários nadas e quando percebemos o tempo já se foi. Então, não percamos tempo, anote e estabeleça horários para cada uma de suas obrigações e deveres com início, tempo de duração e fim. Assim você pode calcular o rendimento do seu dia. O resultado é muito bom!



Extermine o problema
É bem clichê, mas MUITO verdade. Faça com antecedência para terminar logo. Quando você tiver sentindo aquela preguicinha que eu falei, pense sempre em “por que não fazer logo?”. Sim, sempre pense que se você fazer logo agora, já não vai mais precisar fazer depois. Sabe aquele trabalho chato da faculdade, aquela louça suja na pia, aquela bagunça que tá no seu quarto? Faça, mas faça já! Que assim você se livra de uma vez e pode ficar com a cabeça fria mais rápido.
 


Respeite-se
Eis um paradoxo.
Não basta detectar o problema e estudar soluções, vem aí a parte mais difícil, a realização. Eu falo por mim. Sou a pessoa que normalmente tem a resposta de tudo em relação à minha própria vida, porém nem sempre cumpro com o que é necessário. Isso é uma questão de respeito consigo. Não adianta você ler o que eu disse acima e achar bonitinho, você só irá conseguir obter um bom resultado se pensar que você precisa fazer isso por você e se respeitar. Eis o paradoxo, você quer mudar, procura saber, sabe como faz, mas a força de vontade, cadê? Bem, está por aí em algum lugar. Se não existe força de vontade, você cria ela. Certo? Certo.
 

Foi com o intuito de ajudar pessoas que eu resolvi fazer esse post, mas não somente a elas, ajudar a mim também. Qual embasamento eu usei para escrever tudo isso? A minha própria vida. E acreditem, realizei item por item, depois fiz todos os itens de uma vez só. O resultado foi uma satisfação fantástica que só você mesmo pode se proporcionar.

Resolvi anotar para cobrar mais de mim mesma, mas pensei nas pessoas que talvez passem pelo mesmo e pensei, “por que não?”. Então está aqui. Qualquer coisa você volta e lê de novo se precisar. ♥


8 comentários:

  1. Nay, tbm sou preguiçosa e sinto que o meu vicio de internet por conta das férias (em 2014 eu era viciada de verdade, dormia extremamente pouco pra ficar on). E essas dicas são extremamente valiosas, separei um monte de livros e to tentando aprender a costurar pra ocupar a mente e pro meu futuro tbm! O mais importante é ter força de vontade! beijos
    www.parisdepriscila.com

    ResponderExcluir
  2. Também sou um pouco preguiçoso HAHA! já tou seguindo <3

    BLOG: www.EaiAprovou.com
    INSTAGRAM: www.instagram.com/EaiAprovou

    ResponderExcluir
  3. Essa tirinha sobre ansiedade me definiu demaaaaais, e uma das coisas que tu citou é algo que ando fazendo e anda me ajudando a me tornar mais ativa e menos procrastinadora: que é eliminar o problema e fazer logo. Nem dou tempo de sentir preguiça, vou logo fazendo o que tem de fazer. haha
    Amei o post e me identifiquei demais!

    Beijão
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que mt gente vai se identificar com esse post viu kkk, eu com certeza! Mas dormir cedo não adianta que não consigo de jeito nenhum...bjus!

    bomhumornaosaidemoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando vi o título já pensei: esse post é pra mim. E lendo o post tive ainda mais certeza hahah Eu preciso colocar todas essas dicas em prática urgente, principalmente ficar off por um tempo. Com as férias, a maior parte do tempo fica mexendo no computador e celular, só paro pra ir pra academia e comer.
    Adorei seu blog, já estou seguindo. Bjs

    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
  6. A parte que você falou de gostar do que a gente faz mas estar com aquele cansaço, me sinto assim muitas vezes! Eu amo meu trabalho, minha vida em casa e meu blog, mas as vezes fico cansada de tudo e dá um desânimo que só Deus! Acho super interessante ballet mas não sei se me adaptaria/gostaria. A questão de ficar longe da internet eu não consigo sempre, pra mim é um vício que preciso diminuir! Eu peguei a mania de anotações e tem dado certo! Adorei tudo que disse e tenho certeza de que ajudou os preguiçosos que leram! haha
    Flores de Novembro

    ResponderExcluir
  7. Não consigo dormir cedo. Acho que esse é meu maior problema na vida. Posso ter acordado cedo, estar morrendo de sono, mas não vou dormir cedo. Sempre tem muita coisa para fazer à noite.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL