Como vou me organizar em 2018 + ideias para Bullet Journal

14/01/2018

Eu sempre gostei de utilizar agendas pra anotar meus compromissos e minhas ideias no decorrer das semanas, no entanto, sempre tive um problema terrível que é não utilizar todas as páginas e isso me incomodava bastante, porque afinal, era um desperdício.

Ano passado eu utilizei um planner que baixei grátis na internet. Adorei o processo todo de escolher, confeccionar e tornar ele real. Eu consegui utilizar bem mais do que uma agenda convencional, onde cada página é um dia da semana, nele os dias eram bem comprimidos, os espaços eram bem aproveitadinhos e estimulou muito as minhas ideias com o blog, só que ainda deixei várias páginas em branco.


Esse ano decidi novamente utilizar um método diferente. Para me organizar em 2018 resolvi montar meu próprio Bullet Journal e desde o início já havia tido várias ideias sobre como iria fazê-lo e tudo mais. O bom desse tipo de organização é que você pode produzi-lo de acordo com os seus compromissos, tarefas e metas que você tem pra sua própria vida. Não é aquela coisa crua com calendário, anotações, dias da semana e só. Nele você pode criar seu próprio cronograma e métodos que realmente funcionam pra que você dê andamento aos seus objetivos. 

Fora a parte importante que é ser mais organizado no dia-a-dia, o Bullet Journal estimula a sua criatividade, você personaliza ele da maneira que achar melhor, compartilha essas ideias e através das ideias de outra pessoa você pode encontrar algo que sirva também de um jeito muito positivo na vida. Você pode anotar não só suas tarefas, como seus pensamentos, suas ideias, seus planos (a curto e longo prazo), treinar caligrafias diferentes, desenhar, enfim, é um espaço completo para sua inspiração.

Vou mostrar pra vocês agora como ficou o meu. 
Utilizei esse caderno para montar meu BuJo. Comprei na loja Studio Z, no Shopping Pátio Belém. Achei a estampa de gatinhos fofinha, mas o que gostei mesmo foi a lateral dourada das páginas.

Indico a você comprar um caderno totalmente sem pauta, ou pontilhado, acredito que esses sejam mais interessantes e melhores para bullet journal, não só pela gramatura da folha, como pela forma de preencher os espaços. As linhas do meu caderno confesso que me limitaram um pouco. 

Comecei ele fazendo uma frase logo na abertura do caderno. Depois iniciei 2018 anotando todos os meses ano e em cada mês coloquei datas importantes que merecem ser lembradas, mas que geralmente passam despercebidas, como o dia da gratidão, dia mundial da gentileza, dia do orgulho geek, entre outros. A lista completa você pode ver aqui.

A segunda parte é a lista relacionada a entretenimento. Nela eu vou separar filmes, séries e livros que desejo ver em 2018. Não são todos que vou anotar aí, mas sim os mais importantes e significativos de alguma forma.

No final do ano passado decidi parar de tomar refrigerante, sempre que eu tomava sentia um mal-estar, por isso optei por dar um tempo e percebi que me sentia melhor sem. Depois do refri, quero dar um tempo de frituras. Sempre me alimentei mal e já estou começando a notar as consequências disso, não só relacionada à minha auto-estima, mas principalmente por uma questão de saúde, então, criei um espaço para que eu possa controlar um pouco melhor minha alimentação e evitar coisas que prejudicam minha saúde. 
Nos quadradinhos acima coloquei todos os meses do ano, para que eu possa checar como está o meu peso, se aumentei ou diminui.
Na página ao lado, coloquei na lateral novamente todos os meses do ano, porém, vários quadradinhos que somam todos os dias úteis de cada mês, para que eu possa regular se tomei ou não refrigerante, se comi ou não fritura, se fiz exercícios e tudo mais. Então coloquei essa legenda ao lado e vou completando com as bolinhas de acordo com a cor.
Essa página separei para anotar ideias e projetos para o blog, coisas que quero realizar em 2018. Essa é uma das páginas mais importante pra mim, olhar pra ela já me estimula e me enche de ideias legais para fazer aqui. Com ela em mãos posso evitar protelar meus projetos e fazer com que eles se tornem reais mais rapidamente.
Essa página é para ideias e dicas a longo prazo, anotei onde vou fazer e como vou fazer, assim bem separadinho por rede social, projeto mensal, essas coisas. Deu pra visualizar minhas ideias de uma forma mais clara, pois na minha cabeça ou anotando como fazia antes elas ficavam bem bagunçadas e geralmente não saia nada. Essa também é uma página importante. No lado direito, vocês podem ver no gif, tem um medidor de crescimento em redes sociais, é onde vou anotando e vendo o meu crescimento em cada rede social no decorrer dos meses.
Essas são as minhas Keys, ou legenda, como você preferir. Elas servem pra eu organizar as minhas tarefas e anotações da semanas, tanto por tipo e prioridade, quanto medir o andamento delas.
O mês de janeiro ficou assim. Decidi fazer algo bem simples, pois queria ter aquela sensação clean e como é a minha primeira vez usando Bullet Journal, eu fiquei com muito medo de estragar. Fiz janeiro com a minha caligrafia – estou treinando lettering –, decorei com alguns pontinhos dourados, fiz o calendário mensal e desenhei de um flamingo vazado pra finalizar.
Os dias da semana fiz em duas páginas de segunda a sábado, pois gosto de ter o domingo livre e é o dia que ou descanso ou faço alguma coisa legal com meus amigos. Então as tarefas quero dividi-las entre os outros seis dias da semana, principalmente as do blog. 

O material que vou utilizar é bem simples por enquanto. Comprei essa caneta fine pen da Faber Castell, e gente, que caneta maravilhosa. Ela não é uma nanquim, mas dá pra fazer o mesmo efeito se você souber desenhar letras. A escrita dela é ótima e eu to amando usar essa caneta, custou R$ 11. Tenho também duas Stabilo, que esqueci de colocar a foto, uma rosa e uma roxa, mas pretendo trocar a roxa pela azul.

Separei também minhas cinco cores favoritas de um kit de 25 canetas em gel coloridas e com glitter, são de uma marca japonesa que desconheço, mas também não tenho mais a embalagem para mostrar, o kit custou R$ 20. Além delas também utilizo lápis, borracha e canetas esferográficas preta e azul.
Até então para meu BuJo foram essas páginas que preparei. Já tive outras ideias e posso ir mostrando nos stories do meu instagram caso vocês queiram saber mais e se inspirar. 

Gostaria de ter feito esse post ainda ano passado, para que desse tempo de vocês se inspirarem e começarem o ano bem direitinho, mas sabe a qual a parte boa do Bullet Journal? Você pode começar em qualquer época do ano, a partir da data que você escolher. E se você pensa que não dará certo porque você não tem esse senso de organização, não desanime, porque ele te ajuda a ser mais organizada de um jeito só seu.


Espero que tenham gostado. Clique no ver mais para conferir as inspirações e dicas especiais que separei pra vocês!
Beijo


Inspirações para Bullet Journal
Hashtags para usar em fotos de bullet journal no instagram 
#bulletjournal #bujo #bujo2018 #leuchtturm1917 #bujomore #bulletjournalbr #bulletjournaljunkies #bulletjournaling #bujojunkies #bujolove

Instagram’s de Bullet Journal para acompanhar 
@bujomore
@bujoideias
@meubulletjournal
@bujolizando
@bujoinspire
@oh.ninabujo

Canais sobre Bullet Journal



27 comentários:

  1. Gostei da sua forma de se organizar. Pretendo fazer um também!! O seu ficou lindo..
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Que bom que gostou. Espero que te ajude a ter ideias pro seu também ♥

      Excluir
  2. Nossa!! Amei o seu Bullet, ficou muito lindo. Eu estava pensando em fazer um também, mas não tenho toda essa habilidade de escrever bonito e nem nada disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada! Não é pra ser bonitinho, acaba ficando bonitinho porque você faz do seu jeito.
      Mas as letras bonitas, desenhos e tudo mais a gente vai aprendendo, eu também não sei muito bem, mas eu gosto muito de fazer.
      Obrigada pelo elogio. Fico feliz que tenha gostado :)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu Bujo! Eu vou começar uma agenda também, não para organização, mas para memórias e to louco pra comprar o Fine Pen! Bjos

    http://www.oigorismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, essa ideia sobre memórias é maravilhosa! Sabe o que eu já penso? Em sair colando fotos estilo polaroid por todos os lados hahahaha
      Boa sorte no seu, gostaria muito de ver quando fizer!
      A fine pen é ótimaaa!

      Excluir
  5. Olá
    Eu amo o bujo. Uso o método a quase dois anos. Eu comecei em Março de 2016, quando meu filho ia completar um ano. Eu amo o bujo e não mudaria o método por nada. Pra mim o melhor caderno é pontilhado e costurado. Se quiser mais inspirações de páginas, no meu blog tem vários posts sobre bujo. Acho que pode te ajudar.
    Um beijo

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou olhar seu blog com certeza! Sempre tô procurando coisas novas pra fazer em relação ao bullet e realmente, nunca nem um método de organização deu tão certo pra mim!
      Obrigada :)

      Excluir
  6. Eu também usei planner ano passado e acho um desperdício a quantidade de páginas que ficam em branco! Estou usando BuJo esse ano também, quero mostrar no blog e menina seu post ficou incrível e bem completinho! Com certeza vai me servir de inspiração!
    As páginas que você fez ficaram lindas e bem criativas!

    Beijão
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaa eu adoro as coisas que você pública/escreve, tenho certeza que seu bullet vai ser maravilhoso e criativo!
      Saiba que está funcionamento muito bem pra mim. Espero que pra você também. Fico muito feliz que você tenha gostado do meu, pois eu amo o que você faz no seu blog! Que bom que te inspirou ♥
      Beijo, Vi!

      Excluir
  7. O Bullet journal tem sido muito bom para mim, estou bem animada para decorar e deixá-lo inspirador, apesar de isso não se nem um pouco essencial, mas é uma opção mesmo! Rende muito mais do que essas agendas comuns, e é muito mais divertido haha! Beijos!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza!
      Fica tudo ali do seu jeitinho, acho que é por isso que funciona tão bem.
      Imagine como não vai ficar o seu, tão criativa. A cada mês vai ser algo legal e um pouco de hary potter hahahaha
      Beijo, Dai!

      Excluir
  8. Primeiro: QUE BLOG LINDOOO! E segundo: que BuJo LINDO! hahah. Eu não tinha muita vontade de ter um BuJo porque já tive várias agendas e sempre deixava ela de lado e acabava anotando as coisas no bloco de notas do celular mesmo, maaaas acho que as coisas mudariam com um BuJo porque ele é todo especial, feito pela gente pra gente, né? Então morro de vontade de ter um e esse post me inspirou bastante!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADAAAA ♥♥♥
      Exatamente isso que você falou!
      A gente até gosta das agendas, mas elas se perdem no meio do ano e ficam ali. As notas são formatos de anotações mais rápidas, práticas e tudo mais, mas são desorganizadas também. Quando passei a usar o Bullet vi minha vida acontecer, sabe?
      Mas não era bem por causa dele, é porque ele me estimula a fazer as coisas que eu ja gosto de fazer.
      É ótimo. E que bom que o post te inspirou a tentar fazer também haha
      Um beijo ♥♥

      Excluir
  9. Também sempre utilizei agendas, mas como vc eu tinha esse problema em deixar várias páginas em branco. Mas o Bullet Journal também foi minha solução, é maravilhoso, super funcional e dá certo com a minha rotina.
    Meu BuJo é um caderno quadriculado que comprei na Kalunga. Desde que comecei a utilizar o método pra me organizar os cadernos quadriculados foram os que melhor se adequaram ás minhas necessidades, até por que eu não consigo escrever reto sem linhas, kkkk.
    Amei as páginas e tópicos do seu Bullet, é bem parecido com o meu.
    Tenho duas canetas Fine Pen da Faber, mas eu acho que elas transferem um pouco para o outro lado da folha, então, caso queira investir em uma caneta nanquim eu te aconselho a comprar a Uni Pin Fine Line, essa eu já uso a anos, até mesmo para fazer delimitação nos meus desenhos, nunca me deixou na mão ;)
    Amei teu post e desculpe o comentário textão kkk
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegue escrever reto sem linhas hahahahaah
      nem eu.
      Sabe, eu me arrependi um pouco por ter comprado este caderno, mas já estava pertinho de 2018 e não consegui achar um do formato que queria (moleskini). Interessante o quadriculado ter funcionado melhor pra você, eu olho e parece t]ao difícil.
      Eu optaria por sem pauta e pontilhado.
      Legal que você tenha gostado do meu e obrigada pelas suas dicas. Elas realmente vão me ajudar na hora em que for comprar novos materiais.
      Tô super curiosa pra ver o seu bullet hahah
      Beijo, Leslie ♥

      p.s: adoro textão

      Excluir
  10. Como seu BuJo ficou lindo! E além de tudo, funcional!Estou usando planner pq pra mim (na minha otina) é mais prático... Preciso treinar alguns letterings, vc está muito bem!
    Adorei, ganhou mais uma seguidora!

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa ♥
      Fico muito feliz que além de ter gostado do post, tenha seguido o blog.
      Eu também preciso treinar lettering. Ainda estou no comecinho. Apesar de sempre ter gostado de escrever assim, nunca pensei que essa técnica tinha nome e acabei deixando de lado. Mas tudo se melhora com prática, né?!
      Boa sorte pra gente!
      Beijos ♥

      Excluir
  11. Amei o planner muito top
    Ja sigo seu blog muito lindo

    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/contominhahistoria-3.html

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei demais esse post!
    Eu comecei recentemente meu bullet journal e to adorando ver inspirações e posts sobre isso hahah. O BuJo é uma terapia

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm!
      Se torna um vício né? Ficar olhando e ver ideias fantásticas que as pessoas conseguem ter hahahaha
      É muito legal.
      Que bom que tu gostou, Carol ♥

      Excluir
  13. Que gracinha. Apaixonada por essa letra <3
    www.cleicefeitosa.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL