Ideias para organizar seu guarda-roupa

06/04/2020




     Coloquei essa missão no desafio porque é algo que eu também tenho que cumprir! Eu já tentei organizar diversas vezes minhas roupas, mas parece que alguma coisa ali não tá ornando. Esse é o tipo de tarefa que pra mim é uma coisa importante demais pra ser feita de qualquer jeito, por isso vou separar um diazinho para fazer.

     Procurei inspirações no Pinterest sobre como organizar o guarda-roupa para que eu possa fazer de jeito mais certo e quero dividir essas dicas com vocês!

     Lá em casa eu não uso guarda-roupa. Eu tenho dois móveis onde organizo minhas roupas. Uma é a uma arara e outro é um roupeiro pequeno onde eu coloco não só algumas roupas, como lençóis, toalhas e mais alguns objetos. Eu realmente não tenho muitas coisas desse tipo, de cama, mesa e banho, primeiro porque eu moro só, não vejo necessidade de ter muitas coisas disso ainda e segundo, gosto de otimizar espaço no armário.

     Hoje a gente vai aprender o que vai no armário, o que pendura, o que dobra e o que se desfaz. Bora lá?

     Eu ainda não decidi como quero organizar minha arara. Muitas pessoas organizam por cores, por tamanho, eu sempre organizei por estilo. Só que no momento eu estou redescobrindo meu estilo, então as peças ainda estão um pouco embaralhadas.

     Eu tenho muito apego emocional com roupas, tenho peças que me acompanham há 10 anos e algumas uso muito até hoje! Outras que eu fico olhando, lembrando de como eu me senti quando eu usei, enfim, guardo achando que vou usar de novo, mas acaba que nem combina mais tanto assim com a pessoa que eu sou hoje.

     Agora, algumas etapas básicas que você precisa fazer para reorganizar seu armário.

1 – TIRE TUDO! 
Esvazie o espaço. No meu caso, vou ter que desatar todas as roupas que estão penduradas na arara e tirar tudo que estiver nos nichos do meu armário.

2 – ANÁLISE
Analise todas as peças e os objetos. Nesse momento é onde você vai fazer a triagem das suas peças. Aqui você vai checar se você está usando aquela peça, se ela te serve, o que ela tá fazendo ali. Se aquele objeto deve estar guardado naquele local. Vai verificar quais peças devem ficar próximas umas das outras, quais devem ser dobradas, quais devem ser penduradas, quais vão pra alguma caixa organizadora e quais devem ser descartadas.

3 – A LIMPEZA 
Depois (ou antes) de fazer a triagem das roupas, você vai limpar esse espaço. Arrede do lugar, passe um paninho úmido e espere secar. Deixa o móvel aberto e respirando um pouquinho. Se quiser utilizar naftalina, sabonete, aromatizante ou anti-mofo, fica a seu critério.

4 – REORGANIZAÇÃO
Nesse momento é com muito carinho e paciência que você vai dobrar, guardar e pendurar peça por peça. Preste atenção em coisas que vão funcionar pra você em termos de praticidade e conforto visual.

     Quando falamos em análise de roupas, falamos em ser sinceros sobre a permanência daquela peça, o quanto ela é essencial? Por que ela tá ali? Segue o fluxograma.
 
     Eu particularmente prefiro dobrar as coisas em formato de rolinho. Acho que otimiza espaço e a chance de eu bagunçar tudo é menor. Gosto também de arrumar em uma caixinha separada peças que eu não costumo usar com frequência, como biquínis, por exemplo. No meu caso, eu vou ter que ver o que vai ficar pendurado, o que vai ser dobrado e quantas caixinhas de organização cabem no meu armário com 5 prateleiras. Eu acho que ainda vou permanecer organizando minha arara por tipo. Jaquetas juntas, calças, saias… e guardar numa mala coisas que eu não uso com frequência, como vestidos de festa, por exemplo.

     Fazer esse detox no seu armário faz um bem danado pro ambiente e pra você! Lembre-se que tudo que possuímos tem energia. Será que você não tá sobrecarregada? 
    Bem, esse é o meu truque para te estimular a realizar essa tarefa que a gente tanto protela, isso é como se fosse o seu ponto de partida. Espero que tenha gostado. ♥

3 comentários:

  1. Oii Nayandra. Adorei o post. Vez ou outra gosto de organizar meu guarda-roupa tirando todas as peças (alá Marie Kondo) e separar aquelas que não uso. Além disso, gosto de organizar as peças por categorias (um lado de vestidos e casacos, outro de calças/saias/shorts, e outro só de partes de cima) e por cores, acho que facilita bastante na hora de se vestir. https://larydilua.com/

    ResponderExcluir
  2. O post que eu precisavaaaa, obrigada <3

    Beijo, Bru.
    maniadebruna.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Amo organizar, o meu guarda roupa e meu quarto de forma geral é muito bem organizado. Sou muito chata quando as coisas não estão nos lugares, parece que a minha vida não flui.
    Suas dicas são ótimas.
    Beijocas.

    Www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL