Sobre ser presente

27/01/2025

 

foto do meu cafézinho de hoje repleto de afeto


Muito se fala sobre 'ser uma pessoa presente' e quando tocamos nesse assunto, o que vem à cabeça é: nós quanto pessoa na vida de alguém; é muito fácil imaginar esse cenário. Mas hoje a nossa conversa é sobre como ser presente na sua própria vida.

Houve um tempo que eu me sentia muito vazia, muito perdida, como se eu estivesse sempre no piloto automático e é péssimo se sentir assim pelo tanto que você se desencontra de si mesma. É como se você não reconhecesse nada, nem você, nem sua posição diante da vida, seus propósitos... aos poucos você vai deixando de ver graça até mesmo nas coisas que você mais gosta.

Eu precisava sair disso de alguma forma e a resposta não poderia ser mais simples: Esteja presente.

Esteja presente na sua própria vida, desde o momento em que você acorda, no seu café da manhã; se arrume para viver o seu dia, dê atenção a cada tarefa, faça uma de cada vez, faça com amor, aos poucos você vai se sentindo mais presente, mais vivo e vai ver que todos os dias você vai se conhecendo um pouquinho mais. Eu percebi isso no momento em que lavava louça. Era um dia bem difícil, que eu vinha com uma sensação muito pesada de inércia que se arrastava a semana toda. Em um dado momento, deitada no meu sofá, eu comecei a contemplar tudo ao meu redor, me recordei de quando eu não tinha nada daquilo. Nem fogão, nem geladeira, nem mesmo o sofá no qual eu estava deitada, eu não tinha um copo e eu sonhava muito em ter minhas coisas. Nesse momento foi que eu tive o estalo, levantei rapidamente e comecei a lavar a louça que eu tava protelando e me dei conta que o que me afastava de mim era "excesso de preocupações". A mesma louça que tava ali me salvando naquele momento, era a louça que todos os dias me acusava de que eu não era cuidadosa, era desleixada e vários adjetivos que eu sei que não sou, mas sentia que estava sendo. Isso atacava diretamente a minha ansiedade, porque eu sabia que se a minha casa estava bagunçada, era porque a minha mente estava bagunçada. 

Eu associei essa situação com tarefas domésticas, porque quando eu estou muito ansiosa, são sempre tarefas domésticas que me trazem de volta e nesse dia foi assim. Comecei com a louça, meu quarto, o chão da casa e quando vi, já tinha terminado tudo, tomado um banho e estava em paz. 

Eu não sei o que te deixa sã, mas sempre temos um gatilho e o que eu posso te aconselhar é: comece pelo ambiente e tente descobrir o que é que te trás de volta para o presente, pois, quando deixamos de praticar a presença na nossa própria vida, para o nosso próprio bem, impedimos a nossa evolução de acontecer. É por isso que você sente que não se conhece.

Agora vai lá. Te desafio a me deixar falando sozinha aqui e ir fazer alguma tarefa que você sabe que precisa da sua atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL