Como cuidar do seu ambiente

12/12/2018



Amor próprio não se trata só de se sentir bonita, ele nasce quando você se trata com carinho e faz coisas boas por você.
Eu percebi que existem pequenas tarefas diárias que quando eu realizo, faz a minha auto-estima subir. Então eu decidi dividir aqui com vocês.

Não é uma regra, ok? Mas ainda que essas dicas não te sirvam cem por cento, tenho certeza que elas vão te fazer refletir e desenvolver seus próprios hábitos e rotinas de auto-cuidado.



Vamos às dicas!

Arrumar a cama ao acordar;
Essa é uma atividade difícil de se tornar um hábito, se você é uma procrastinadorazinha como eu. Mas é internalizando isso que você vai fazer a coisa acontecer, e você TEM que fazer, mesmo que algum dia você acorde com muito sono e aquela tarefa não faça sentido algum naquele momento. Faça com sono, mas faça. E depois de algum tempo você vai ver que chegar em casa e se deparar com uma cama arrumada é uma das melhores sensações que pode ter no seu dia.

Arrumar a mesa em momentos de refeição;
"Aí, mas dá trabalho". Sim, no começo dá trabalho, mas é muito mais prazeroso e saudável o seu momento de refeição quando ele é feito direito, com uma mesa arrumada, louças postas e longe de celular. Faz parte do processo.

Tirar toda a louça ao final da refeição;
Não deixa na mesa, meu anjo. Não deixa. Nem que fique na pia para lavar depois. Tira tudo e deixa a mesa limpa!

Usou, colocou de volta;
Eu sei que eu tô parecendo a sua mãe dizendo pra você arrumar a casa, mas foi longe da minha que eu aprendi que esses hábitos que parecem chatos, na verdade, são super importantes para o nosso bem-estar. Ninguém sobrevive em meio à bagunça. Quando seu ambiente tá bagunçado, parece que a atmosfera sobrecarrega também e isso vai pra você, aí bate aquela ansiedade de querer fazer algo a respeito na hora, misturado com culpa por não ter feito antes. Então é sempre bom organizar uma coisinha aqui e ali, ainda que não fique tuuudo no lugar, você não vai ficar com a sensação de estar com as coisas espalhadas e o ambiente sujo (sujando seu emocional também).

Se desfaça de coisas que você não usa;
Isso é quase uma lei de auto-cuidado, coisas acumulam energia e energia a gente absorve. Quando algo fica muito tempo parado ali no seu ambiente, ele provavelmente já deu o que tinha que dar... Sabe quando você tá usando aquela roupa que te faz sentir maravilhosa? Ela não te transmite algo bom que faz você levar pro mundo? Acontece exatamente o contrário com as coisas que guardamos por guardar, é como se fosse passando da validade mesmo.

decore com o seu jeito;
Não abra mão de uma decoração. Não precisa ser aquelas coisas que você vê no pinterest ou algo feito por você mesma, se você não tem o feeling pra isso. Basta uns objetosinhos que te representem, significam algo pra você, ou algo que você goste muito. Pra que você tenha a sensação de sempre se ter ali, sabe? De olhar e se enxergar no ambiente. Assim você meio que cria um certo carinho pelo seu espaço.


É muito bom a gente ter um ambiente acolhedor, um lugar que a gente sinta vontade de voltar. Isso faz bem pra nossa alma e nos estimula a fazer coisas que queremos fazer e que são boas para nós. Insista. Tem dias que você não vai querer fazer nada, mas mesmo quando eu não estou com vontade de fazer, eu vou lá e faço e percebo que, na verdade, eu queria muito realizar aquela atividade, era só a minha ansiedade tentando me sabotar – e ela não conseguiu.
Sei que essas dicas são coisas aparentemente pequenas, mas se praticadas com frequência fazem um bem danado e queria muito que vocês se sentissem bem depois delas como eu me sinto quando consigo fazer tudo certinho.

Espero que tenham gostado. Um beijo


Um comentário:

  1. Faz tempo que meu apto tá bagunçado e não sinto ânimo pra arrumar t.t e sei que tenho que arrumar mas a vontade de ficar dormindo é gigante =C
    Acho que preciso começar uma coisa de cada vez, mas ai vem a vontade de dormir. t.t

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL