Como vou me organizar em 2020!

03/01/2020

      Ano novo, metas, projetos e agenda nova!

     Esse ano mais uma vez optei por utilizar o Bullet Journal. Esse é o método mais eficiente pra mim quando se trata em produtividade e organização (em vários sentidos). Tanto com compromissos quanto com mudança de hábitos, etc.

     Pra quem não sabe o Bullet Journal nada mais é que um caderno em branco onde você vai
personalizar a realização das suas atividades de acordo com as suas necessidades. Esse método te possibilita ter mais foco em compromissos que realmente são mais relevantes pra você e necessitam de um certo controle. Como atividades físicas, estudos, hobbies, etc.

     Geralmente eles são em formato A5, com páginas lisas, pontilhadas ou quadriculadas. Existem vários tipos de cadernos próprios para BuJo, mas você pode fazer facilmente com um caderno normal, como eu fiz o meu primeiro bullet.

     Esse ano eu optei por um caderno simples da marca West Village, que é muito fácil de ser encontrada e tem um preço super acessível. Existem cadernos de vários tipos, e com isso de vários valores também. Este custou R$ 21,50 numa papelaria física. As páginas tem 9g e são todas quadriculadas.

     Eu decidi comprar este primeiro pelo design simples, rosê metalizado, sem desenhos ou enfeites. Mas principalmente pelo desafio de trabalhar meu planejamento num caderno totalmente diferente ao que eu estava acostumada. Eu achei que em algum momento as linhas poderiam me incomodar, mas foi totalmente o contrário. Eu estou gostando muito, muito mesmo. Tanto quanto o caderno pontilhado.

Meu Bullet Journal 2020



     Eu comecei fazendo uma introdução simples com meu nome, ano, um desenho minimalista de ramos e uma fotografia estilo polaroid.

     Na próxima página eu pretendo fazer a Lista das Listas. Que é um apanhado geral sobre coisas pessoas nas quais eu gosto de monitorar. Tipo, meus projetos pra casa, autocuidado, etc., mas isso é mais pra frente.

     Ao lado ficam as Metas e o To Do List. Que jamais vai faltar!!

     Na página seguinte eu acho que cometi um equívoco, mas ficou bonitinho. Eu coloquei os três principais projetos no qual eu vou me dedicar esse ano. O Acervo, o Blog e o Instagram. Aqui eu queria deixar mais a vista quantos dias do mês eu trabalhei em cada uma dessas coisas, mas eu não me toquei que fiz esse calendário baseado em janeiro, ou seja, deveria ter ficado mais pra trás hahaha. Mas é isto, mal feito, feito.

    Eu imprimi uma folha escura, rasquei com cuidado e depois de colar, fui desenhando constelações dos signos das minhas amigas e meu. Na parte de cima coloquei a frase “work hard & love the process” para inspirar (e motivar também).

    As páginas seguintes são dedicadas a esses três projetos, ideias e seu desenvolvimento.
    Usando como exemplo o instagram, eu coloquei ali uma métrica de crescimento orgânico. Destaquei como lembrete os melhores horários e dias para postar de acordo com meu público. Mais um espacinho para minhas ideias com o IGTV
 

     Essa página é o que seria de finanças, mas eu faço controle dos meus gastos em planilha no excel, então aqui eu reservei somente para o Desafio das 52 Semanas.


     Wishlist é uma categoria importantíssima por dois motivos: 1. Foco nas suas prioridades para aquisição; 2. Controle de gastos. Isso é muito importante. Porque quando a gente não tem a vista o que tem e o que quer fazer com o dinheiro, a gente gasta muito facilmente com coisas que vê primeiro. A gente literalmente esquece aquilo que precisava, que queria mais. Então tendo em vista, dá pra ter mais uma noção de que é incoerente eu gastar 30 reais num lanche, se algum objeto que eu quero para alguma finalidade custa o valor aproximado. Então FOCO!


     Lidos e Assistidos. Outra categoria que te salva muito da inércia e de vários momentos de tédio. Aqui vou listar filmes, livros e séries que eu consumi durante esse ano. Eu preciso ler mais, bem mais e assistir alguns filmes que eu só encharco na minha lista e nunca vejo. Isso serve não só pra passar o tempo ou diversão, mas é o acréscimo de referências mesmo que dá todo o sentido a isso. O quanto você agregou coisas à sua bagagem. A gente tem ficado muito de bobeira, perdeu o hábito das coisas e essa é uma boa alternativa para ocupar o tempo e a mente.



     Finalizando, temos o calendário mensal personalizado. Essa parte é que vai dar início à realização das atividades. Aqui eu vou colocar mensalmente tudo de melhor que aconteceu e todos os avanços que eu tive durante o mês todo. Só vai ser preenchido conforme os meses forem acabando para que eu tenha uma visão geral. 
 

      E por último o mês de Janeiro, feito da forma mais prática e útil que eu consegui encontrar. Ocupando o máximo de espaço e menos páginas possíveis do caderno. Queria ter uma visão clara das atividades semanais e sem desperdício. Gostei do jeitinho que ficou.
 

     Os meses seguintes conforme eu for fazendo vou mostrar no feed do instagram pra quem quiser ir acompanhando. Talvez no meio do ano eu volte e mostre um update de como está indo meu caderno e meus projetos.

    Espero te tenham gostado. Eu sempre compartilho ideias novas na pasta de organização no Pinterest, então deem uma olhadinha e se inspirem muito para fazer os seus!

Beijos!


5 comentários:

  1. Amei o seu bullet, ficou realmente lindo e muito funcional. Uso planner, e quero ver no meado do ano como ficou todinho. Vou amar acompanhar.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que Bullet mais lindo! Já tentei usar um, mas não me adaptei muito bem. Espero que dê certo para você! :) Feliz 2020!

    Estante da Pipoca

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amo essas coisas de papelaria mas, bullet eu nunca usei. Pretendo testar um dia para ver se dou conta de fazer um. Acho lindo e de alguma forma perfeito porque não existe um padrão e a cada mês podemos fazer diferente e assim ver a melhor forma de organização. A que funciona melhor para cada um. Você coloou uma foto vou usar isso como inspiração e colar uma foto da minha família no meu planner para ser a minha inspiração. Amei demais a sua decoração e achei bem bacana porque ficou muito funcional.
    Beijocas.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Admiro essa sua organização! Quero mesmo seguir esse exemplo de usar um bullet journal, porque o que costumo fazer é enfiar notas no telemóvel e depois nunca mais as leio. Estar a escrever à mão é muito melhor porque envolve outro nível de investimento. Parabéns também por esse fantástico post porque partilhou connosco pontos super importantes sobre organização que todos nós precisamos e nos esquecemos constantemente.

    E nunca esquecer: “work hard & love the process”

    Excelente!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou APAIXONADA pelo seu BuJo TANTO que nem sei descrever... Certo, está tudo tão lindo que "lindo" é pouco pra descrever... Sua página dos projetos, com as constelações, está perfeita, mesmo com o seu equívoco valeu a pena, arrasou DEMAIS!
    Achei a cor do caderno em si belíssima também, pelo que deu pra ver parece até a capa do planner que escolhi usar esse ano, menina!
    parabéns pela organização e criatividade!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e até a próxima!

ÚLTIMO BISCOITO
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL