Olá! Dia desses no meu instagram eu comentei nos stories
sobre 7 coisas que você precisa saber antes
de criar uma loja virtual.
É importante falar que tudo o que eu te passar aqui está
sendo baseada nas experiências que estou vivenciando com a minha loja.
Eu criei uma loja virtual de roupas femininas em janeiro de
2022, após sair do meu trabalho como CLT. Empreender e trabalhar de forma
autônoma era um sonho de muito tempo e finalmente tomei coragem para seguir
este caminho. Sim, estou bem no começo e acho interessante falar sobre, pois,
isso me aproxima de quem também está começando e você acompanhar o meu
crescimento!
As ideias que eu trago aqui são dicas para abrir uma loja de roupas femininas, mas
você pode sim se basear nessas ideias e direcionar elas para o seu nicho de vendas.
Vamos lá?
Antes de ir direto para as dicas, gostaria que você se fizesse algumas perguntas.
Qual é o propósito do seu negócio: É renda extra ou é para
ser a sua renda principal?
E o capital? Quanto você tem ou está disposta a investir?
Seu negócio é físico ou digital?
Essas perguntas vão te direcionar na hora de estruturar a sua loja, que inclusive, essa é a minha primeira dica.
1. Preocupe-se em estruturar a loja antes de começar a vender: que tipo de loja é a sua? Quais serão as formas de pagamento? Como serão feitas as entregas? Quais serão seus canais de venda?
Antes de qualquer coisa é importante que você tenha muito bem definido como será a forma de trabalho da sua loja. Se você quer saber como começar uma loja virtual, tem algumas coisas que precisam ser determinadas. Fazendo isso você vai evitar possíveis transtornos quando começar. Não precisa ser tudo perfeito, mas é necessário um bom planejamento antes de iniciar as vendas, pois, alguns clientes solicitam coisas que não agregam com a sua loja, ou pior, te dão prejuízo. Tendo algumas diretrizes de atendimento definidas você consegue ser assertiva com seu cliente na hora de vender, repassar preços e informações sobre frete e etc.
2. Comece com pouco, com menos do que você tem.
Se o seu capital de
investimento inicial para abrir uma loja de roupas é de R$ 2.000,00 comece
apenas com R$1.000,00. Não estou te desencorajando e essa também não é uma
regra absoluta, ok? É uma dica, pois, serão as suas primeiras vendas, seu
primeiro contato com o varejo e cliente, então é importante que você sinta como
é vender, veja suas falhas e onde você mais acerta. Com o retorno deste
investimento, você pode reter mais capital e então investir mais ainda.
Lembrando que parte o seu dinheiro de investimento se trata
também de insumos, embalagens, laços, adesivos, papéis, tudo o que você irá utilizar
na sua loja. Tanto de material físico como digital é importante estar tudo na
ponta do lápis.
Um ponto muito importante para não investir todo seu dinheiro em mercadoria é contar com imprevistos. Mesmo tendo um bom planejamento eles vão acontecer e é necessário que você esteja financeiramente preparado para contorna-los. Certo?
3.Vai dar medo, mas foque no processo mesmo nos dias que você não esta muito afim.
Vai dar muito medo às vezes, mas isso é normal. Eu mesma ainda sinto medo com uma certa frequência, mas algo dentro de mim me impulsiona muito a esse sonho e se você tem esse mesmo sentimento que eu, continue. Foque. Siga sua intuição, pesquise e estude. Dias de desmotivação sempre vão haver, mas tente lidar com o seu negócio como você lida com uma empresa na qual trabalha – caso você já tenha trabalhado com alguém. Você não vai faltar s´ó porque não está afim. Não é? Seja comprometida com o seu sonho.
4. Quando começar? Você já tem o dinheiro, já tem a vontade e está na dúvida?
Pense que se você
esperar, daqui há 5 anos você também vai estar iniciando, então por que não
começar agora? Isso é algo que eu falei pra mim mesma quando decidi investir no
meu negócio próprio online. Eu não
quero esperar mais cinco anos pra começar a viver um sonho, quero que daqui há cinco
anos ele esteja maduro.
Eu sei muito bem que eu não vou me consolidar da noite pro
dia. Existe muito planejamento, muita coleta de ideias, estudo, criatividade e
principalmente mão na massa. Mas eu garanto pra você que cada parte do processo
vai valer a pena.
Tente não se comparar. Isso vai principalmente para as perfeccionistas de plantão. Cada empresa está vivendo a sua fase, mas todas começaram de algum lugar.
5. Cuidado com as novidades e mapeie seu publico alvo!
Sei que sempre queremos entregar o melhor e queremos
entregar muito, mas tenhamos muito cuidado para não ficar refém de novidades.
Invista aos poucos.
Parece que eu estou batendo numa tecla, mas esse assunto de capital e investimento em mercadoria para
lojas pequenas é muito delicado e precisa ser muito bem alinhado com o
perfil da sua loja e contabilizado.
Eu vou lhe dar o meu exemplo.
Quando criei a minha loja eu sabia que eu queria vestir
mulheres bem e mulheres com corpos reais (e ainda quero). O problema é que na
época eu não soube planejar e nem tinha capital suficiente ainda pra isso.
Não fiz um funil de vendas e não identifiquei quem seria o público-alvo
da minha empresa. Porque você sonhar com uma ideia é uma coisa, mas a sua ideia
vender é outra. E você precisa que venda, para a sua loja se estabelecer e
assim você poder expandir os horizontes dela futuramente.
Em resumo, o meu defeito foi querer abraçar o mundo. No caso,
abraçar todos os corpos.
O que aconteceu foi que pelo desejo de ter sempre algo novo,
ao invés de esperar o retorno, eu comprava sempre mais para ter mais novidades
na loja. Eu queria seguir o mesmo ritmo da minha criatividade e não dá pra ser
assim. Me faltou planejamento nesse quesito.
Hoje com mais estudo já entendo sobre funil de vendas,
branding e outros temos importantes dentro do mercado de varejo online de moda e posso lhe dizer que agora estou
reformulando algumas diretrizes da minha empresa com um planejamento mais assertivo.
Se você é uma mulher como eu, vai ser difícil se você fazer esse recorte no começo, porque você não quer excluir ninguém. Eu não queria ser mais uma loja que só veste corpos magros, por exemplo. Mas é importante que você defina um público e foque nele.
6. Organize o seu tempo, tenha disciplina e não extrapole.
Você precisa definir uma rotina e horários para trabalhar com a sua loja. Como qualquer outro trabalho, todos os dias você vai ter atividades e tarefas a realizar. Se você não definir tempo e intervalo para elas a chance de você procrastinar e se perder no meio das coisas que tem pra fazer é muito alta e a sua produtividade – e consequentemente seus rendimentos – vão decair. Então, defina horários e faça intervalos. Assim você não vai precisar ficar mais tempo do que deveria, vai ter mais saúde e o trabalho será mais satisfatório.
7. Pense sobre delegar funções e/ou comprar serviços.
Claro que todo início de negócio nem sempre você tem um
capital imenso para começar, mas é importante que você identifique as suas
dificuldades para pode entender onde você deve investir e onde você consegue
economizar. E quando eu falo em economia, não me refiro somente a dinheiro, mas
também de tempo e energia.
Se você não é uma pessoa que entende de design gráfico,
identidade visual e marca, por exemplo, vale pensar se não é interessante para
sua loja conversar com um profissional que possa fazer nisso por você. Assim,
você não vai precisar gastar tempo desenvolvendo sozinha algo que talvez não
consiga representar a sua ideia com fidelidade e você direciona seu tempo para
outras atividades. Como por exemplo, encontrar fornecedores e selecionar
mercadorias.
Falar de empreendedorismo
feminino é uma pauta bastante extensa e espero que este artigo tenha te
ajudado a ter uma ideia de por onde começar.
Mulheres estão aqui para se ajudar e empreender em 2022 é um novo desafio para mim também.
Eu não escolhi o empreendedorismo
feminino porque está na moda, escolhi porque combina com a vida que eu quero
ter. E ainda que seja um sonho, ninguém disse que seria fácil.
Isso serve para nós duas. Tá bem?
Beijos! Me chama no instagram se quiser trocar mais ideias.
Nas minhas pastas no pinterest sempre tem atualizações sobre empreendedorismo e
outros assuntos.
Comenta aqui em baixo se quiser que eu fale mais sobre esse
assunto. Até a próxima!
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